Essa semana uma nova página da história do futebol foi virada com a queda de um gigante do futebol.
O Barcelona, em uma semana, perdeu seu incontestável domínio durante os últimos 3 anos, tendo papado quase todos os títulos que disputou.
Primeiro perdeu para o Real Madrid, do Mourinho, que os deixou a sete pontos do líder, o próprio Real. Depois, na Champions League, foi eliminado pelo heroico time do Chelsea, que com um jogador a menos conseguiu um belo empate que lhe garantiu a classificação para a final, e, por último, ainda perdeu seu técnico, Pep Guardiola, que resolveu deixar o clube ao fim da temporada. Diga-se de passagem que as duas partidas foram disputadas em seu estádio, o Camp Nou.
O Domínio do Barcelona foi tão grande, que com seu sistema de jogo revolucionário a equipe chegou a ser chamada a melhor da História. O Sistema eficaz foi aplicado também na seleção espanhola, que chegou aos títulos da Eurocopa e da Copa do Mundo de 2010. Sem sombras de dúvidas essa equipe ainda vai trazer alegrias aos catalães, mas é fato, que com a vitoria do Real e a saída do Guardiola, uma nova página do futebol foi virada. O Treinador no comando do Barcelona disputou 16 troféus e conseguiu ganhar nada menos do que 13 deles até agora.
Não podemos culpá-lo dos últimos insucessos pois o Barcelona teve muitos problemas nessa reta final, como por exemplo, a saída marcante do Abidal por motivos de saúde, a perda do Villa durante grande parte do campeonato e a má forma física e técnica de Piqué e ultimamente do Xavi. Já Pedro, que fez um ano muito ruim e os jovens Tello e Cuenca também não corresponderam à altura, assim como a falta de uma referência no ataque deixou toda a responsabilidade nos pés de Messi. Mesmo ele uma hora não vai conseguir segurar a peteca, como aconteceu nessa semifinal contra o Chelsea. Deu para ver com o pênalti perdido que a responsabilidade pesou, mantendo a sina de nunca ter marcado contra o Chelsea.
Com tantos problemas no time foi difícil manter o ritmo, mesmo dominando amplamente essa semi-final contra o Chelsea (82% de posse de bola nos dois jogos) eles mostraram deficiência na hora de fazer o Gol, assim como aconteceu contra o Real Madrid, e mesmo com um a mais foi eliminado em pleno Camp Nou.
Veja os melhores momentos dessa Semi Final Histórica :
Agora é esperar para ver como será escrita a nova página do futebol, e quem serão os novos campeões da Champions League, que será disputada entre o Bayern de Munique, que joga a final em casa, e o heroico time do Chelsea, que terá o desfalques de Ramires, Terry, Ivanovic, Lampard e quem sabe David Luiz, que ainda se recupera de lesão.