O Brasil é o pais com o maior litoral do mundo, as maiores cidade do pais são próximas do litoral e a praia é um dos passatempos preferidos do Brasileiro.
O Surf era para ser um dos esportes mais populares e o Brasil uma das maiores forças nesse esporte, mas, infelizmente como em todo esporte individual sem apoio financeiro, o atleta precisa ser um grande iluminado para conseguir triunfar.
Agora as coisas estão mudando, o Brasil já é uma potência ecônomica mundial e isso vai se refletindo nos esportes individuais, pois se já tinhamos praia, ondas e surfistas, só faltava apoio. Meu primo passou por isso, não teve oportunidades mas tinha talento.
Hoje o Brasil está virando uma das três maiores potências do Surf mundial. Antigamente, Austrália, EUA e Havaí dominavam o Surf, que diga-se de passagem, eram três paises onde tem muito litoral e muita onda, e também, muito dinheiro...
Apesar desse ano a crise ecônomica mundial ter chegado ao surf Brasileiro onde muitos surfistas de alto nível não contam com patrocínios. Isto esta serefletindo nos campeonatos e nos pouco números de etapas importantes, para se ter uma ideia o Brasil recebeu em 2010 nada menos que 10 etapas importantes, em 2011 7 etapas importantes mundialmente e esse ano o risco é de só receber 3 etapas.
Brasil futuro país do Surf |
Apesar dessa crise em termos de potência do Surf chegou a hora do Brasil, acho até que hoje o Brasil só perde para Austrália e isso será confirmado com a aposentadoria do papa títulos Kelly Slater.
Hoje no principal circuito mundial o World Tour da ASP o Brasil conta com 7 surfistas na Elite, a Austrália 13, e os EUA 7, logo depois vem o Havai com 3 surfistas.
Ano passado foi com certeza o melhor ano para o Brasil na Historia do Surf Mundial, com o Mineirinho terminando em 5° lugar e várias vitórias Brasileiras em campeonatos importantes, sobretudo no campeonato mundial Junior do maior fenômeno do Surf Mundial dos últimos tempos, Gabriel Medina que contou com duas vitorias em 4 etapas do WCT e isso com apenas 17 anos.
Esse ano promete muito para o Brasil Mineirinho, que defende seu titulo na etapa Brasileira do Billabong Rio Pro 2012. Ele está na segunda posição do campeonato e o Gabriel Medina, que vem de uma vitória Histórica em Trestles, na Califórnia (a segunda seguida do Brasil, ano passado o titulo foi de um outro fenômeno, o Miguel Pupo).
O Surf com certeza vai ser o esporte que mais vai crescer para o Brasil, pois contamos com muitas promessas e muitas feras já confirmadas.
Se antes o Brasil era reconhecido por ser verdadeira fábrica de craques de futebol, agora o Brasil está fabricando craques no Surf. São eles: Adriano de Souza, o Mineirinho, Gabriel Medina, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Caio Ibelli, Matheus Navarro (acabou de ganhar o campeonato mundial Sub 18), Filipe Toledo, Jadson André, Heitor Alvez, Raoni Monteiro e Thomas Hermes, Peterson Crisanto...
O Amor pelo esporte vem sempre com resultado. Se aquele time de vôlei de 1992 não tivesse trazido aquele titulo Olímpico, acho que não teríamos essa geração mágica dos anos 2000. Porém, nem sempre acontece tão rápido. No tênis, o Guga foi um caso isolado, mas ao menos trouxe o amor dos Brasileiros pelo esporte, mas o SURF vai entrar de vez no coração do brasilerio, pois essa geração é de ouro !