Taça Bolinhas


A polêmica em torno da Taça Bolinhas ainda continua dando o que falar. A policia autorisa até invasão policial caso o São Paulo não devolva a famosa Taça Bolinhas que deve pertencer o primeiro Penta Campeão do Brasil (no Caso do Flamengo em 1992) ou o Primeiro Tri Campeão seguido (no Caso do tri do São Paulo em 2006 2007 e 2008).

Como todos sabem a controvérsia existe desde que CBF reconheceu o Sport Recife como o Campeão Brasileiro de 1987 ao invés do Flamengo.

Sejamos honestos e deixamos preferências de lado, isso tudo não passa de mais uma palhaçada da CBF pois convenhamos de uma coisa nunca vi no inicio do Campeonato a CBF deixar aos Clubes todo  poder e no final do Campeonato querer modificar a organização. Nenhum dos times do Modulo Verde aceitou a modificação da CBF, o que não foi o caso do modulo amarelo pois eles seriam beneficiados.

Para entender o que aconteceu com o campeonato de 1987 precisamos olhar para o que aconteceu em 1986. A CBF fez tanta lambança em 1986 que foi considerado o campeonato mais desorgarnizado da Historia.

Depois de tanta bagunça os principais clubes resolveram se juntar e criar o clube dos 13 e a copa União numa tentativa de reorganização institucional do futebol brasileiro.

O Clube dos treze era representado pelos 4 grandes de São Paulo(São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos) os 4 grandes do Rio de Janeiro( Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo), os dois Grande de Minas(Cruzeiro e Atlético) e do Rio Grande do Sul(Inter e Grêmio) mais o Bahia. Eles representavam 95% dos torcedores Brasileiros.

A CBF havia declarado a incapacidade financeira de organizar um campeonato Brasileiro querendo regionalizar, assim em conciliação com a CBF foi criado a Copa União. A unica exigência da CBF foi adicionar mais 3 outros clubes representando 3 outros Estados. Assim Coritiba Santa Cruz e Goias entraram na Copa União.

Não houve criterio tecnico para esses três outros Times mesmo que o Vice Campeão Guarani e o America RJ respectivamente 2° e 4° de 1986 tenham ficado de fora, mesmo assim a CBF não fez nenhuma objeção.

Na época era um habito da CBF fazer o que queria dos campeonatos como não fazer subir times campeões da 2° divisão ou não rebaixar times da 1°. Ele usavam criterios de classificação ou de rebaixamento até média de publico. Era verdade que não existia muito o critério de rebaixamento isso foi imposto pela FIFA em 1988.

Mas se Se a versão final do regulamento de 1986 tivesse sido seguida, a primeira divisão em 1987 teria sido composta pelos seguintes clubes: Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, América-RJ, Bahia, Bangu, Ceará, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Goiás, Grêmio, Guarani, Flamengo, Fluminense, Internacional-RS, Internacional-SP, Joinville, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Rio Branco-ES, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Treze e Vasco da Gama. (nada de Sport Recife dentro)

Quando a CBF decidiu criar o chamado Módulo Amarelo em 87, a Confederação usou como critério a participação dos clubes de menor expressão que se classificaram entre os 28 da Copa Brasil de 1986 que não estavam disputando a Copa União, mas na hora de fazer a seleção faltou com o critério quando deixou de incluir a Ponte Preta em favor do Sport e do Vitória que haviam sido rebaixados.

COm certeza no final das contas a CBF no intuito de arrecadar mais dinheiro inventou que os Campeões dos modulos verde e amarelos deveriam se enfrentar em mais uma final para disputar o Titulo e representar o pais na Libertadores.

Claro que o Flamengo não aceitou e foi considerado por todos do Clube dos 13 pela Imprensa e pelo Brasileiros como o Campeão naquele ano. Anos depois a CBF através mais uma de suas teimosias insistia em não reconhecer o Titulo legitimo do Flamengo.

Imaginem a Fifa inventa um Sub Campeonato do Mundo de times não classificado para a Copa e o Time que sai Campeão enfrenta o outro que ganhou a Copa contra os Classificados...

Pura invenção de cartolas para ganhar mais dinheiro com renda de jogo, Publicidade, Direito de TV etc... Tinha muita Grana em Jogo, mais Titulo se ganha em Campo e foi o que o Flamengo fez.

Kalil o diretor jurídico do São Paulo, prometeu que vai devolver a Taça das Bolinhas para a Caixa Econômica após decisão da Justiça que autoriza até força policial para tirar a Taça do Clube Paulista. O São Paulo ainda deve recorrer a essa decisão assim como o Sport e a novela com certeza vai continuar...

Lembre-se que mesmo Eurico o cara que mais detesta o Flamengo nesse mundo concorda que o Titulo pertece ao Flamengo, veja o que se noticiava na época :


Rivalidades a parte não temos o que negar o Flamengo é o Campeão de 1987 e assim a Taça Bolinhas pertence aos Rubro Negros.

Deixe um comentário